quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Palmeiras anuncia aposentadoria de Marcos


O goleiro Marcos se aposentou. O anúncio foi feito pelo gerente de futebol do Palmeiras, César Sampaio, na tarde desta quarta-feira.

Marcos, que jogou 530 partidas pelo time alviverde, já havia dito que só definiria seu futuro depois de conversar com o técnico Luiz Felipe Scolari e Sampaio no começo de 2012. Hoje foi o dia da reapresentação dos jogadores depois das férias.

"Ele oficializou, pendurou as chuteiras. Conversou com amigos e parentes e disse que não dá mais. O corpo dele sinalizou que não dá mais", afirmou Sampaio sobre Marcos.

"Ele vai poder escolher o que vai fazer no Palmeiras, se será uma função administrativa ou esportiva", completou.

Durante as férias, em dezembro, em um jogo beneficente, a mãe do jogador já havia dito, rindo, que o medo do filho de continuar jogando era de "tomar um frango".


DESPEDIDA

O agora ex-goleiro anunciou via assessoria do Palmeiras que vai tirar dois meses de férias, depois marcará um jogo de despedida.

"Foi uma conversa no estilo do Marcos, mas foi uma decisão difícil. Ele aproveitou as férias para refletir um pouco sobre o que significaria mais um ano jogando, os prós e contras e chegou na definição que teria mais a perder do que ganhar", afirmou.

Mais cedo, o Palmeiras havia anunciado os atletas que se reapresentaram para a temporada 2012 e havia colocado um ponto de interrogação ao lado do nome de Marcos. Por outro lado, comunicou o retorno de Bruno, que fora emprestado para a Portuguesa na disputa da Série B de 2011.

No início do ano, Marcos estava irredutível sobre a possibilidade de se aposentar. No entanto, o goleiro voltou atrás e manifestou o desejo de renovar contrato para disputar uma partida de despedida. Ele até citou que gostaria de renovar com um salário simbólico para ter uma despedida decente

O goleiro atuou pela última vez no dia 18 de setembro, quando o Palmeiras empatou com o Avaí por 1 a 1, em Florianópolis, pelo Campeonato Brasileiro.

O técnico Luiz Felipe Scolari cogitou escalar o goleiro no duelo contra o Corinthians, pela última rodada do Nacional. No entanto, sequer levou o camisa 12 para o banco de reservas.


CARREIRA

Pentacampeão mundial com a seleção, Marcos se consagrou no Palmeiras no final da década de 90. Antes de virar titular após Veloso se machucar, chegou a ser chamado por Zagallo, então técnico do Brasil.

Pelo Palmeiras, atingiu o ápice ao pegar pênaltis em dois mata-matas contra o Corinthians nas Libertadores de 1999 (quando o time foi campeão continental) e 2000.
Sempre jogando pelo clube paulista, foi rebaixado no Campeonato Brasileiro e permaneceu na equipe para a disputa da Série B do Nacional em 2003 e ainda foi um dos responsáveis pela perda do título mundial de clubes em 1999 diante do Manchester United.

Entre os títulos com o Palmeiras, conquistou Libertadores (99), Brasileiro (93/94, como reserva), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Paulista (94/96/08), Torneio Rio-SP (2000), Copa dos Campeões (2000) e Brasileiro Série B (03).

Segundo o Palmeiras, Marcos defendeu a seleção em 29 partidas e foi campeão da Copa América (99), Copa das Confederações (05) e foi o titular na Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário