quarta-feira, 8 de maio de 2013

Deputado declara-se revoltado com falta de medicamento em farmacia popular


Veja o relato do deputado Eduardo Porto, do PSDB, dizendo-se indignado com a falta de medicação do Programa Farmácia Popular, no Recife.

“Ao caminhar pelo comércio do Centro do Recife, na última quinta-feira, observei que em frente à farmácia Pague Menos da Av. Conde da Boa Vista, um grande grupo de pessoas que tentava receber medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular. Indaguei a um popular sobre a razão e fui informado de que fazia mais de uma semana que o Sistema Saúde estava fora do ar, impossibilitando o fornecimento de medicamentos indispensáveis aos pacientes de algumas patologias, tais como diabetes e hipertensão.

"Isso é inaceitável, nao podemos nos calar nem aceitar tal coisa como se fosse normal. A população passar horas e horas embaixo de sol quente, aguardado medicamentos de suma importância para a sua sobrevivência. Diante de tal fato, hoje, protocolei nesta casa uma indicação apelando ao Exmo. Sr. Governador e ao Exmo. Sr. secretário de Saúde do nosso estado, por providências para sanar esse problema vivido por grande parte da população, que precisa dos medicamentos mas não pode comprar mesmo com o desconto oferecido. Por se tratar de medicação de uso contínuo, a sua falta poderá acarretar danos graves à saúde dos usuários. No caso dos hipertensos, a carência se agrava pois o paciente poderá vir a óbito, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal, compartilhada com os governos estaduais, portanto acredito que as autoridades em saúde do nosso Estado, tão comprometidas com o bem estar da população, encontrarão uma solução definitiva para este problema, que vez por outra volta e prejudica muito os brasileiros dependentes dos programas desenvolvidos pelo governo”.

FONTE: BLOG DE JAMILDO 

Deputado tucano pede preservação do Instituto Histórico de Jaboatão


O deputado estadual Eduardo Porto (PSDB) vai à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta terça-feira (8), pedir a preservação do Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O instituto completa, no próximo domingo (12), seu 40º aniversário.

Em 1973 o instituto foi fundado pensando em preservar a história do município, exaltando os feitos dos antepassados e registrando os novos fatos relevantes que dão continuidade à saga da cidade. Segundo o parlamentar, o instituto não recebe ajuda financeira de órgão algum. É uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecido de utilidade pública pela Lei Estadual n° 11.259/95 e Lei Municipal n° 98/94.

O Instituto sobrevive do quadro de associados, atualmente com 80 membros, entre fundadores, efetivos, beneméritos, benfeitores e colaboradores. Com sede na rua Desembargador Henrique Capitulino, no centro de Jaboatão, o IHJ é aberto para visitação do público, contando com galeria de arte, memorial, espaço de arte, auditório, sala para pesquisas e biblioteca com rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição, o então governador Mendonça Filho, através da Lei 13.107/06, concedeu ao instituto - em regime de comodato - o prédio construído no ano 1923, onde funcionou a antiga cadeia pública do município. Precisamos nos unir para não deixar esse patrimônio se acabar", ressalta o deputado.

FONTE : : BLOG DE JAMILDO 

terça-feira, 7 de maio de 2013

NEPOTISMO BARRADO - Prefeito terá que desempregar parentes



               O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, encaminhou recomendação ao prefeito João Mendonça Bezerra Jatobá (PSD), para que, no prazo de 72 horas, exonere os contratos de trabalho de servidores em cargos comissionados e em 15 dias os secretários municipais que detém vínculo de parentesco com autoridades públicas municipais. A solicitação foi feita pelos vereadores da oposição Rafael Lopes (PT), Tenente (PTB) e Silvano Galvão (PTB).

              Na publicação do Diário Oficial consta a relação de 11 pessoas que, segundo a lei municipal n º 1.765/2009, prescreve a legalidade e princípio da impessoalidade baseado na lei do nepotismo que proíbe a contratação de cônjuges, companheiros, parentes por consanguinidade até terceiro grau, parentes por adoção e por afinidades como genros, noras, e sogros de autoridades dos poderes Executivos e Legislativo.

              Entre eles estão à primeira-dama, Isabelle Costa Mendonça, secretária de Ação Social; a secretária de Saúde, Ana Arruda Aguiar Jatobá (cunhada do prefeito); José André Costa da Rocha (cunhado do prefeito) secretário de Produção e Desenvolvimento Rural.

        Aparece também na lista José Wilson Mergulhão Maciel Filho, presidente da Autarquia Educacional de Belo Jardim (AEB), esposo da vereadora Patrícia Maria Bezerra Ramos Maciel (DEM); Silvia Renata Nascimento Bezerra, que responde pela direção do Belo Jardim Prev, filha da vereadora Maria da Paz do Nascimento Bezerra (DEM), e a avó do vereador Jair Fernando Bezerra Júnior (PMDB), Elizabete Maria Gomes, que responde pela secretaria da Mulher.

FONTE: BLOG DE JAMILDO