quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A CONQUISTA DO SAMU EM BOM CONSELHO É UMA LUTA NOSSA, UMA VITORIA DO POVO ...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

(http://casadacidadaniabc1.blogspot.com.br/2011/10/governo-do-estado-de-pernambuco-atende.html)


PLEITO DO SAMU PARA BOM CONSELHO DE AUTORIA DO VEREADOR CARLOS ALBERTO, É APROVADO!




Agora é realidade. Bom Conselho passará a conta com
uma Unidade Básica Descentralizada do Sistema
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Sempre buscando atender os anseios dos bonconselhenses, solicitando benfeitorias a nossa população como segurança, transporte, educação e saúde, o Vereador Carlos Alberto, enviou ao Governo do Estado de Pernambuco o Requerimento de nº 032/2011, onde solicitou do Executivo Estadual, a inclusão do Municipio de Bom Conselho como municipio de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Agreste Meridional.
Em Resposta ao Pleito do vereador Carlos Alberto, o Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Saúde, informou que a referida propositura, tinha sindo encaminhado a comissão intergestores e tinha sido aprovado, passando o Municipio de Bom Conselho, contemplada com uma unidade de suporte basica do SAMU.
CLIQUE EM CIMA DOS
DOCUMENTOS PARA LER
O Serviço em questão faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde prestando socorro à população em casos de emergência.
As cidades que contam com o SAMU (acionado através do número de telefone 192), estão reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. “O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, que atendem diversas urgências".

Pelo que pudemos verificar, o SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. A ligação para o 192, é atendida por técnicos na Central que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
Esses profissionais fazem o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário