terça-feira, 15 de março de 2011

Menina de 5 anos morre em Parnaíba com suspeita de dengue hemorrágica

Uma criança de cinco anos, de iniciais C.R.A.V, veio a óbito na manhã desta terça-feira (15), com suspeitas de dengue hemorrágica. A direção do Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado em Parnaíba, litoral do Piauí, confirmou ao Cidadeverde.com que a vítima apresentava todos os sintomas da doença.

Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba
 
A criança era do sexo feminino, moradora de Ilha Grande, município próximo a Parnaíba, e morreu às 9h. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que a vítima esteve do dia 1º ao dia 6 de Março na cidade de Coroatá, no Maranhão. No local estavam hospedadas várias pessoas que apresentavam os sintomas da doença.

Já de volta a Ilha Grande, sua terra natal, C.R.A.V apresentava febre e dores nas articulações e, por conta disso, foi atendida por uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) no dia 12 de Março. A Sesapi garante que todo o protocolo foi seguido.

No dia 14, por volta de 8h, a criança deu entrada no Pronto-Socorro municipal de Parnaíba com sangramento pelas gengivas e fezes, além de manchas avermelhadas pelo corpo. Lá permaneceu até às 17h, quando teve alta.

No início da noite do mesmo dia, a menina voltou a passar mal e foi levada para o Hospital Regional Dirceu Arcoverde, onde recebeu todos os cuidados médicos. Na manhã desta terça-feira (15) faleceu após o agravamento de seu estado de saúde.

Segundo a médica da Unidade de Terapia Intensiva do HEDA, Alane Azevedo, que atendeu a vítima, o exame para comprovar as suspeitas da doença já foi solicitado. A médica informou que, pelo quadro clínico da criança, a principal hipótese é a da dengue hemorrágica. 

A secretaria confirmou que as amostras já foram colhidas para a realização de exames e que o resultado deve sair nos próximos dias. O HEDA já havia registrado a primeira morte por dengue hemorrágica deste ano no Piauí. Trata-se de um homem de 41 anos, que morreu em 8 de Março, residente em Parnaíba.
 
A Secretaria de Saúde do Piauí divulgou hoje novo boletim sobre os casos de dengue no Estado. Até esta terça-feira, foram notificados 2.022 casos da doença, o que representa aumento de 21,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A capital do Piauí continua no topo da lista de cidades que mais fizeram notificações, 801 no total. Piripiri vem em seguida com (496 casos), Matias Olímpio (169 casos), Luís Correia (57 casos), Pedro II (39 casos), Avelino Lopes (34 casos), Capitão de Campos e Piracuruca (31 casos), Picos (28 casos), São Raimundo Nonato (26 casos) e Barreiras do Piauí (24 casos).
 
 
 VAMOS ABRIR O OLHO POVO DE  BOM CONSELHO ISSO PODE ACONTECE EM BOM CONSELHO TAMBÉM  !

FONTE:
http://www.cidadeverde.com/menina-de-5-anos-morre-em-parnaiba-com-suspeita-de-dengue-hemorragica-74602

Nenhum comentário:

Postar um comentário