segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agradar o blogueiro ou o leitor?


 

Resumo deste Escrito: Até que ponto vale a pena agradar o leitor ?, escrever para si ou pro leitor ? 

Ao ler o Post Qualidade-Palavra chave lá no Sem Preceito, verifiquei o seguinte comentário:



Eu sempre penso na questão: Para quem você escreve? Para você ou para seus leitores? Poxa, se eu começar a escrever para os outros,ganho mais visitantes e perco minha identidade. Se eu escrevo para mim, tenho poucos visitantes mas sou mais verdadeiro comigo mesmo. Eu prefiro a segunda opção, pois dinheiro no mundo irá me comprar. Eu sou o que sou e não vou mudar, se eu tiver que escrever um blog pensando no que os outros gostam e preferem, juro que iria sair m#%@! É mais prefirível viver na minha insignificância. (Crazyseawolf)

Esse comentário me levou a refletir sobre o seguinte: até que ponto vale a pena agradar o leitor?

Eu como estou nos dois lados da situação (blogueiro e leitor de blog) acho que posso comentar sobre esse assunto, então vamos lá.

Na blogosfera sabemos que existe todo tipo de blogueiro e com seus objetivos bem definidos com relação ao seu blog, alguns querem ganhar dinheiro, fama, influência, referência, enfim variadas metas.

Entretanto, para alguns que almejam só fama e dinheiro em detrimento da qualidade do conteúdo pode cair numa ilusão perigosa de achar que precisa fazer coisas pra agradar o leitor para conseguir estas metas. São pessoas que agem apenas conforme os números estatísticos do Google Analytics e Getclicky, que são ferramentas que ajudam a analisar o desempenho do blog, dados sobre visitas e acessos entre outros. Isso acontece por exemplo quando o blogueiro em posse desses números descobre que tal tema tem tido mais acesso e visitas então ele começa a só postar sobre aquilo pra chamar mais atenção dos leitores.

Na minha concepção, estas ferramentas são úteis sim, pois podem ajudar os blogueiros a descobrir detalhes que podem facilitar a vida do leitor do seu blog e consequentemente atraí-lo e fideliza-lo como leitor, disso não tenho a menor dúvida. Mas torna-se um problema quando você fica tão obcecado pelos números que você começa a agir de forma condicionada, ou seja, você só posta sobre coisas que interessam aos outros e não sobre coisas que lhe interessam de verdade.

Estou querendo dizer que sou favorável ao equilíbrio entre agradar a você mesmo (blogueiro) e agradar o leitor de seu blog, pois se você se preocupar demasiadamente com o que os outros pensam, esquecendo assim dos seus gostos e interesses pessoais, você corre o risco de ficar sempre frustrado e insatisfeito porque vai chegar uma hora que você não vai aguentar a pressão de ter que dançar o tempo todo a música que o outro gosta, vai chegar uma hora que você não conseguirá mais corresponder as expectativas porque você pode ser cobrado a atende-las sempre tudo isso em troca de leitores fiéis.

Mas, não quero dizer com isso que nós blogueiros precisamos virar feudos pra preservar nossa identidade, não pelo contrário, precisamos interagir sim com os leitores, saber o que eles pensam e do que gostam. Porém não podemos esquecer dessa íntima relação e identificação que deve haver entre o blogueiro e o seu blog, precisamos ser verdadeiros.

Portanto eu acredito que o blogueiro precisa somar estas duas coisas: agradar o blogueiro + agradar o leitor, pois o prazer de blogar só vale a pena se você também se agrada junto. É uma conta muitas vezes difícil de equilibrar, mas com o tempo você vai descobrindo como equacionar.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário