segunda-feira, 23 de maio de 2011

Garanhuns promove campanha contra o câncer

A cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, em parceria com o SESI, realiza de hoje (23) até quinta-feira (26), a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e de Próstata. Os exames preventivos são realizados gratuitamente no pátio do Centro Administrativo Municipal, das 8h às 17h.

A parceria pretende viabilizar 600 exames direcionados a homens e mulheres na faixa etária a partir de 45 anos de idade, principalmente aqueles e aquelas que nunca fizeram os exames. Serão realizados ultrassonografia da mama, mamografia, ultrassonografia da próstata e o PSA (exame de sangue que detecta uma proteína produzida exclusivamente pela próstata, que se eleva de maneira significativa nos casos de câncer).

De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde, Sueli Lima, foram distribuídas senhas em todas as Unidades de Saúde do Município, e os agentes comunitários de Saúde farão a triagem dos pacientes, que serão contemplados através de visitas domiciliares.

Além disso, 40 senhas serão direcionadas a demanda espontânea, ou seja, à população que mora em localidades que ainda não são cobertas por Postos de Saúde da Família (PSF). Este público será atendido exclusivamente na segunda-feira, 23. Para tanto, os interessados devem comparecer ao local de realização dos exames, munidos do documento de identidade e Cartão SUS, onde serão triados e garantidos os procedimentos clínicos. 

Os resultados das ultrassonografias e mamografia serão emitidos logo após a realização dos exames. Já o resultado do PSA será entregue nas Unidades de Saúde, onde os pacientes estão cadastrados. O Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença está localizado na avenida Caruaru, s/nº – bairro São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário