segunda-feira, 23 de maio de 2011

Prefeitura e Fundação Altino Ventura realizam campanha de catarata em Garanhuns

A Prefeitura de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, e a Fundação Altino Ventura, realizam no período de 30 de maio a 3 de junho, a 3ª etapa da Campanha de Catarata, que teve início em novembro de 2010.

Nesta fase, a campanha contempla mais 200 cidadãos na faixa etária acima de 60 anos de idade, que já foram triados pela Fundação Altino Ventura e apresentaram os sintomas da doença. Além disso, também serão beneficiados aqueles que já passaram por cirurgias em um dos olhos e tem necessidade de operar o outro.

Os procedimentos cirúrgicos serão realizados na Unidade Clínica Móvel da Fundação, totalmente equipada para receber os pacientes, e que estará estacionada nas dependências do Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns.

Segundo a coordenadora de Educação e Saúde da Prefeitura, Sueli Lima, as pessoas que serão operadas pela primeira vez, devem procurar a Unidade de Saúde onde estão cadastradas, munidas dos exames pré-operatórios realizados durante a triagem, e terão dia e hora da cirurgia marcados.

Aqueles que já operaram um olho, também devem comparecer ao Posto de Saúde com as cópias dos exames realizados antes da primeira cirurgia e o cartão SUS. Na oportunidade esses pacientes irão agendar novos exames clínicos para comprovar que estão aptos ao procedimento.

Ainda de acordo com Sueli Lima, os agentes comunitários de saúde já iniciaram as visitas domiciliares para orientar esses pacientes quanto aos exames e a documentação necessária. ''A campanha irá contemplar cerca 600 cidadãos ao seu término, com cirurgias de catarata. Essa ação vai permitir que o portador da doença consiga realizar atividades simples como a leitura, por exemplo, além disso, vai melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a demanda de pacientes com esse problema no município'', registra Sueli Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário