domingo, 15 de abril de 2012

Alckmin diz à cúpula do PSDB que não almeja a Presidência em 2014 e estimula planos de Aécio



Após circunscrever as ambições políticas de José Serra à cidade de São Paulo, o PSDB decidiu certificar-se de que não haveria nenhum outro estorvo doméstico ao projeto Aécio Neves-2014.
Organizou-se um almoço no apartamento de Fernando Henrique Cardoso, no bairro paulistano de Higienópolis. Durante o repasto, o presidenciável Aécio dirigiu-se diretamente a Geraldo Alckmin.
Aécio disse que todo governador de São Paulo é candidato natural ao Planalto. E se dispôs a abdicar de suas pretensões caso Alckmin tivesse a intenção de pleitear, “legitimamente”, seu lugar na fila do PSDB.
Em resposta, Alckmin declarou que não lhe passa pela cabeça repetir em 2014 o papel que desempenhou em 2006, quando foi às urnas contra Lula. Em timbre peremptório, assegurou que planeja disputar a reeleição ao governo paulista.
Alckmin estimulou Aécio a alçar voo. Mais que isso. Comprometeu-se a suar a camisa por ele em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Em arremate, Aécio afirmou que, sendo assim, sentia-se à vontade para tocar seu projeto.
A conversa ocorreu há coisa de um mês. Além do anfitrião FHC, testemunharam o compromisso de Alckmin outros dois personagens: o deputado Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB federal, e o ex-senador Tasso Jereissati.
Ficou entendido que, livre do contraponto de Serra, avalizado por Alckmin e apoiado por FHC, o mineiro Aécio foi como que formalizado como o primeiro da fila do tucanato, deslocando pela primeira vez o eixo do PSDB de São Paulo para Minas.
Desde então, Aécio se move com maior desenvoltura. Em privado, diz que o partido, notabilizado pelas divisões internas, vive uma fase de rara tranquilidade. No momento, dedica-se a duas tarefas.
Numa frente, administra as ansiedades. Um pedaço da legenda gostaria que levasse sua cara de presidenciável à vitrine imediatamente. Ele discorda. Acha que pode elevar a taxa de exposição sem oferecer o semblante de candidato a tapas.
Costuma citar uma frase que atribui ao ex-governador mineiro Hélio Garcia: “Candidato não pode ter pára-choque grande”. Quer dizer: colocar o carro na pista antes da hora é coisa que não pretende fazer.
Noutra frente, Aécio calibra o discurso oposicionista, apimentando-o. E se equipa para tentar evitar que sua unção venha a se tornar, como é praxe no PSDB, uma decisão de cúpula. Quer envolver no processo a dita “militância”.
Conforme já noticiado aqui, Aécio deseja submeter-se a um modelo de prévias assemelhado às primárias dos EUA. Nesse modelo, ainda que seja o único postulante, seria convertido em candidato oficial do PSDB numa grande votação que ocorreria em dezembro de 2013.
Na cabeça de Aécio, avizinha-se o seguinte cenário: Lula não será candidato. O PT irá mesmo de Dilma Rousseff. A economia tende a desandar. Parte do transatlântico partidário do governo buscará alternativas. Imagina-se em condições de amealhar novas parcerias. Resta agora rezar e combinar com os russos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário