quarta-feira, 8 de maio de 2013

Deputado tucano pede preservação do Instituto Histórico de Jaboatão


O deputado estadual Eduardo Porto (PSDB) vai à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta terça-feira (8), pedir a preservação do Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. O instituto completa, no próximo domingo (12), seu 40º aniversário.

Em 1973 o instituto foi fundado pensando em preservar a história do município, exaltando os feitos dos antepassados e registrando os novos fatos relevantes que dão continuidade à saga da cidade. Segundo o parlamentar, o instituto não recebe ajuda financeira de órgão algum. É uma entidade civil sem fins lucrativos, reconhecido de utilidade pública pela Lei Estadual n° 11.259/95 e Lei Municipal n° 98/94.

O Instituto sobrevive do quadro de associados, atualmente com 80 membros, entre fundadores, efetivos, beneméritos, benfeitores e colaboradores. Com sede na rua Desembargador Henrique Capitulino, no centro de Jaboatão, o IHJ é aberto para visitação do público, contando com galeria de arte, memorial, espaço de arte, auditório, sala para pesquisas e biblioteca com rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco.

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Instituição, o então governador Mendonça Filho, através da Lei 13.107/06, concedeu ao instituto - em regime de comodato - o prédio construído no ano 1923, onde funcionou a antiga cadeia pública do município. Precisamos nos unir para não deixar esse patrimônio se acabar", ressalta o deputado.

FONTE : : BLOG DE JAMILDO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário