"É Carlos Alberto e Gilmar Aleixo,
Unidos, por uma Bom Conselho Melhor "
TRABALHO DE VERDADE !
Fonte:
Sempre buscando atender os anseios dos bonconselhenses, solicitando benfeitorias a nossa população como segurança, transporte, educação e saúde, o Vereador Carlos Alberto, enviou ao Governo do Estado de Pernambuco o Requerimento de nº 032/2011, onde solicitou do Executivo Estadual, a inclusão do Municipio de Bom Conselho como municipio de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Agreste Meridional.
Em Resposta ao Pleito do vereador Carlos Alberto, o Governo do Estado de Pernambuco através da Secretaria de Saúde, informou que a referida propositura, tinha sindo encaminhado a comissão intergestores e tinha sido aprovado, passando o Municipio de Bom Conselho, contemplada com uma unidade de suporte basica do SAMU.
O Serviço em questão faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública de saúde prestando socorro à população em casos de emergência.
As cidades que contam com o SAMU (acionado através do número de telefone 192), estão reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. “O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, que atendem diversas urgências".
Pelo que pudemos verificar, o SAMU realiza o atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. A ligação para o 192, é atendida por técnicos na Central que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
Esses profissionais fazem o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. Ao mesmo tempo, o médico avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro”.
Os vereadores Carlos Alberto e Gilmar Aleixo, preocupados com a Comunidade dos Remanescentes de Quilombo de Angico de Cima, apresentaram duas preposições em Sessão Ordinária no Parlamento Municipal de Bom Conselho (26/11) em favor a uma Melhor Assistencialidade a Saúde dos Remanescentes de Angico e sua Preservação Cultural afro-brasileira.
Os Parlamentares Carlos e Aleixo também falaram da grande importância da Construção de um P.S.F. do Quilombo para referida comunidade, agora ficamos na esperança que a Senhora Prefeita de Bom Conselho, possa viabilizar os referidos projetos para fins de convênios, possibilitando uma melhor assistencialidade na saúde dos ilustres Quilombolas de Angico de Cima.


O Programa busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. Isto é, que garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, comunidade e cidade, este modelo visa também edificar rede de serviços e equipamentos variados tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
O Programa visa Identificar problemas visuais, em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa “Brasil Alfabetizado” do MEC e na população acima de 60 anos de idade, prestando assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos nos casos de detecção de erros de refração. Propiciando assim, condições de saúde ocular favorável ao aprendizado do público alvo melhorando o rendimento escolar e a qualidade de vida desta população de forma a reduzir as taxas de evasão e repetência .
O Programa "De Volta Para Casa", criado pelo Ministério da Saúde, é um programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações
O programa tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis.
Em reconhecimento dos mais de 150 anos de existencia, educando o Nobre Povo bonconselhense, os edis Carlos Alberto e Gilmar Aleixo, concederam a Comenda Dantas Barreto, ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.
O Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, foi o primeiro educandário de grande porte para educação feminina do Nordeste brasileiro, tendo como seu fundador o Capuchinho Frei Caetano de Messina célebre da frase "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".
A todos que fazem o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho nossos agradecimentos e Parabéns por educar nossa gente, fortalecendo nossa História.