sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bola Preta diz ser 'maior do mundo' com desfile para quase 2,5 mi

Fazendo seu tradicional desfile de abertura do Carnaval carioca na ensolarada manhã de hoje, o Cordão da Bola Preta calculou ter atraído cerca de 2,5 milhões de pessoas, superando o número do ano passado (que foi de 2 milhões, segundo a PM), quando tomou informalmente do Galo da Madrugada (de Recife) o título de "maior bloco do mundo". 

A concentração começou às 8h, na Candelária, com saída pouco antes das 10h, seguindo pela av. Rio Branco em direção à Cinelândia (uma inversão da rota que o bloco costumava fazer), num trajeto de cerca de 1,5 km. 

Acompanhando os caminhões de som iam os milhares de foliões, quase todos fantasiados, muitos deles com roupas brancas de bolinhas pretas. As velhas marchinhas e sambas-enredo clássicos eram a trilha sonora e, pela primeira vez, houve caixas de som espalhadas ao longo da avenida, para que as pessoas que estivessem mais distante dos carros também pudessem ouvir a música. 

"O Bola Preta não abre o Carnaval do Rio, ele abre o Carnaval do Brasil", disse o presidente do bloco, Pedro Ernesto, à multidão. "Vocês são o sangue que mantém vivo o Cordão da Bola Preta. Muito obrigado pelo carinho que vocês têm por nós." 

Entre as celebridades que participaram do desfile estavam a cantora Maria Rita (madrinha do cordão) e as atrizes Leandra Leal (porta-estandarte) e Desireé Oliveira (rainha). Houve uma homenagem a Mário Lago (1911-2002), com o bloco tocando um de seus sucessos, "Aurora". 


Christophe Simon/France Presse
Foliões no Cordão da Bola Preta, que desfila neste sábado pelas ruas do centro do Rio de Janeiro
Foliões no Cordão da Bola Preta, que desfila neste sábado pelas ruas do centro do Rio de Janeiro     

Os 368 banheiros químicos espalhados pelo trajeto do desfile não deram conta do volume de participantes, e várias pessoas usaram as ruas do entorno para urinar até o meio-dia, a PM disse ter prendido 15 dessas pessoas, além de ter rebocado 15 carros estacionados irregularmente e apreendido 20 churrasqueiras de vendedores que trabalhavam na avenida. 

Confusões pontuais foram registrada ao longo do desfile por volta das 11h, o bloco chegou a parar momentaneamente por causa de uma briga; quando se aproximava da Cinelândia, onde encerraria o desfile às 14h, uma das grades que isolavam trechos da avenida caiu, ferindo levemente quatro pessoas. 

Ainda hoje outros blocos populares se apresentam no Rio, como o Sassaricando (na Glória, zona sul, a partir das 15h) e o Exalta Rei!, com canções de Roberto Carlos, que sai no centro a partir das 16h. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário