quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Isaltino Nascimento pego pela Lei Seca confirma que bebeu e dirigiu com filha de três anos no carro


Após ter a carteira de habilitação apreendida numa blitz da Lei Seca, o secretário de Transportes de Pernambuco, Isaltino Nascimento (PT), confirmou que bebeu e dirigiu na madrugada da última segunda-feira (30), quando foi flagrado por policiais militares no bairro do Pina, zona nobre do Recife.

Em nota enviada aos jornalistas, Nascimento lamentou o episódio e pediu desculpas pela infração. "Na referida data já se encontrava na sua residência e foi chamado, às pressas, para buscar sua filha de três anos, que inicialmente iria dormir na casa da avó, em Boa Viagem [bairro nobre do Recife], e tendo acordado assustada chorava sem consolo chamando pelos pais. Quando retornava para casa foi parado na blitz", contou, explicando que, no momento em que foi parado pelos policiais, estava com esposa e filha no banco de trás.


Segundo o secretário, apesar de a esposa ter carteira de habilitação e não ter bebido, ele optou por dirigir o veículo porque a menor "só aceitava o consolo da mãe." Ele também confirmou a recusa em realizar o teste do bafômetro, como pediram os policiais, "por ter informado antecipadamente aos guardas que, mesmo em pouca quantidade, havia ingerido álcool." Ele garantiu ainda que entregou, "sem resistência, sua carteira de motorista para retenção, bem como forneceu os dados para o lavramento do auto de infração."
 
Isaltino ainda informou que vai pagar a multa, "bem como procederá a todos os trâmites legais exigidos à recuperação da CNH, como todo cidadão que se encontra em situação semelhante deve fazer".

Sobre o veículo que dirigia, uma Hilux, o secretário negou que o carro seja locado e pago pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, de onde está afastado desde fevereiro de 2011, quando foi convidado a assumir a pasta dos Transportes. "Também não é disponibilizado pelo governo do Estado, sendo custeado com seus próprios recursos", afirmou.


Na nota, o secretário ainda ressaltou a "importância do trabalho realizado pela Operação Lei Seca e da atuação dos agentes da lei nela envolvidos."

A infração

Segundo auto de infração da Polícia Militar, Isaltino foi parado na madrugada do dia 30 de janeiro. Ao perceberem que o condutor apresentava “olhos vermelhos e odor de álcool”, os militares que participavam da blitz o convidaram a realizar o teste do bafômetro. O secretário foi multado por “dirigir sob o efeito de álcool”. Com a apreensão da carteira de habilitação, o carro só não foi recolhido porque o secretário passou a chave à esposa Glória Maria. Como não houve acidente, o secretário não foi levado para uma delegacia.

Durante os quatro primeiros anos de gestão de Eduardo Campos (PSB), entre 2007 e 2010, Isaltino Nascimento, no cargo parlamentar, foi líder do governo no legislativo pernambucano. O flagra da suposta embriaguez do secretário causou constrangimento ao governo do Estado.


O caso ganhou repercussão nas redes sociais, e vários usuários criticaram e cobraram punição a Isaltino pela internet. Em comunicado pelo Twitter, o assessor de imprensa do governador Eduardo Campos, Carlos Percol, disse que o secretário procurou o governador,  para falar sobre o incidente.
 
Segundo o comunicado, o governador concedeu uma entrevista, onde “parabenizou agentes da blitz pelo fim das 'carteiradas'” no Estado, mas descartou a possibilidade de demissão de Isaltino do cargo. "Se um juiz de direito for pego numa blitz vai deixar de exercer sua profissão?".

Nenhum comentário:

Postar um comentário