sexta-feira, 25 de março de 2011

Caos nas agências bancárias de Caruaru

   
 
Os vereadores constataram problemas como grandes filas e faltas de banheiros. (Foto: Divulgação)                                                                   
 
Comissão de vereadores de Caruaru fazem uma diligência nos bancos: Brasil, Bradesco e CAIXA. A meta dos edis foi fiscalizar as agências para saber se as Leis 4.463 e 4.434 estão sendo cumpridas. 

A Lei 4.463, de autoria do ex-vereador Marco Casé, determina que as agências bancárias de Caruaru disponibilizem banheiros femininos e masculinos aos clientes e usuários, podendo gerar multa equivalente a R$ 1 mil (mil reais) por dia e valor duplicado em caso de reincidência. Já a Lei 4.434, também de 2005 é de autoria do Executivo, que na época tinha como prefeito Tony Gel. O documento diz que os bancos devem manter nos caixas uma quantidade de funcionários adequada para evitar as filas. Segundo a Lei, cada cliente deve passar até 15 minutos nas filas em dias considerados normais e no máximo 30 minutos em datas específicas, como: véspera ou dias após feriados, data de vencimento de tributos ou em dia de pagamento de servidores públicos.

A visita

O primeiro banco a ser visitado foi a Agência central do Banco do Brasil. No local, a Lei dos banheiros é cumprida, em todos os andares os clientes têm banheiro a disposição, mas com um detalhe: todos os banheiros estão em locais com placas de acesso restrito, com isso as pessoas não sabem que têm acesso aos sanitários. No primeiro andar, um dos mais movimentados do banco, nenhum cliente sabia que tinha banheiro a disposição. "Eu mesmo estou aqui faz mais de uma hora e já tive vontade de ir ao banheiro, mas existe aqui?", indagou o senhor Paulo Roberto, que estava esperando para ser atendido. O gerente da agência, Maurício Lima, se prontificou em rever a questão das placas para ter uma identificação adequada. Com relação ao tempo de espera para ser atendido o banco não consegue cumprir a Lei, mas o gestor disse que algumas medidas serão tomadas para melhorar o acesso.

Em seguida, a comissão de vereadores se dirigiu ao Bradesco, onde as filas eram enormes e a população ao se deparar com a presença dos vereadores reclamou bastante. "Já estou aqui faz mais de uma hora e não fui atendido", disse o servidor João de Assis. O banco recentemente teve um aumento de clientes, uma vez que, a conta do governo de Pernambuco desde o início do ano foi para o Bradesco. Diante disso, o gerente da unidade, Marcos Silva, garantiu que ações serão tomadas para minimizar os problemas. "Já instalamos caixas eletrônicos no HRA e em outras unidades, além disso, aumentamos número de funcionários". Com relação aos banheiros, a situação é precária. Um estava aberto, mas muito sujo e outro fechado e com muito lixo na porta.

A agência central da CAIXA foi a campeã de reclamação. Filas enormes, ar condicionado sem funcionar direito, falta de sinalização adequada e descaso com os clientes, que necessitam de atendimento especial. "Estamos mudando toda a sinalização, as pessoas vão sentir a diferença e logo o atendimento será melhorado", disse o gerente da agência Roberto Aguiar. Na agência da CAIXA só existe um banheiro, no térreo e com a placa de acesso restrito.

Resultado

Após as visitas os vereadores firmaram um acordo com os gerentes das agências e num prazo de 30 dias irão voltar às agências para observar se as mudanças solicitadas foram feitas. Além dos banheiros e das filas os bancos também se comprometeram em disponibilizar água aos usuários. O presidente da Casa, vereador Lícius Cavalcanti (PCdoB) explica os motivos da visita. “Recebemos muita reclamação na Câmara e fomos averiguar de perto se isso ocorre nas grandes agências da cidade. Em 30 dias iremos voltar e sentir de perto se as mudanças foram realizadas. Após o prazo caso a situação não seja resolvida, iremos recorrer a justiça para que a Lei seja cumprida”, disse o presidente.

Fizeram parte da comissão os vereadores Lícius Cavalcanti (PCdoB), Rogério Meneses (PT), Demóstenes Veras (PDT), Zé Carlos do Sindicato (PSC) e Val (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário