segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REMAM - UM OLHAR REGIONAL METROPOLITANO EM PROL DE MAIS DESENVOLVIMENTO PARA TODO AGRESTE MERIDIONAL

Vereador Carlos Alberto apresentou no auditório
do Garanhuns Palace Hotel, em reunião aberta
do PSB Garanhuns, Projeto REMAM



 "Meus Senhores e minhas Senhoras, na condição de representante do povo bonconselhense, e no uso das minhas atribuições legais, venho aqui nesse plenário, requerer humildemente ao Governo do Estado de Pernambuco, representado pela sua Excelência Dr. Ivan Rodrigues, a realização mais rápida possível de um Fórum Metropolitano do Agreste Meridional – FUMAM, objetivando promover uma rede de comunicação intermunicipal, com finalidade de criar uma consciência e um pensamento metropolitano, com fins de transformar a Região do Agreste Meridional em Região Metropolitana do Agreste Meridional – REMAM.



 É chegado o momento de pensar coletivamente, em ações coordenadas. Precisamos abandonar a inércia política individualista que faz a população ter aversão pela política, produzindo assim uma alienação, que é campo fértil para os oportunistas. Precisamos sim deixar de lado as diferenças partidárias.

 Precisamos, lutar para que a nossa região seja evolutiva, atraindo novos investimentos, em indústrias e serviços, fortalecendo a esperança de dias melhores, para pernambucanas e pernambucanos que vivem e trabalham nos vinte e seis municípios do nosso Agreste Meridional, Portanto, o momento necessita de ampla discussão entre representantes dos diversos segmentos sociais da nossa amada região.


 Precisamos sim, da participação da sua Excelência o Senhor Eduardo Henrique Accioly Campos – MD Governador do Estado de Pernambuco, assim como os Nobres Senhores Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores e da sociedade de forma organizada e de forma geral. E por fim, que cada um, possa ampliar um visão regional, e que todos abracemm essa nobre causa, a favor de mais desenvolvimento para o nosso amado Agreste Meridional."


Projeto



Vejamos o planejamento estratégico para a região:

a. Financiamentos, específicos, do Governo Federal:
São verbas e repasses que normalmente uma cidade isolada não recebe, principalmente com menos de 20 mil habitantes. O dinheiro é para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em recursos para as áreas de Saúde e Educação.

b. A tarifação telefônica passaria ser local de uma cidade para a outra:
Reduzindo o preço das tarifas telefônicas e possibilitando a implantação, com mais agilidade, de internet social para as cidades menores da REMAM.

c. Desenvolvimento regional planejado:
Ganha importância a formação e a consolidação de conhecimentos para subsidiar um modelo de planejamento e gestão dos municípios da Região Metropolitana, seja no compartilhamento de custos, na racionalização dos fluxos de transporte, no enfrentamento da pobreza e da crise social. Somente essa forma integrada e compartilhada de ações poderá permitir que os recursos sejam aplicados com maior eficácia, gerando resultados que as iniciativas isoladas, de cada município, não dão conta de proporcionar.

d. Otimização dos recursos verbas federais para os municípios integrados:
Habilita os municípios, dela integrantes, acessarem recursos federais. As políticas implementadas pelo Governo Federal priorizam as Regiões Metropolitanas existentes, pois elas reúnem mais de 30% da população do país e concentram os mais graves problemas urbanos. O governo Federal, ele tem incentivado e apoiado as Políticas Públicas de gestão dessas aglomerações urbanas, inclusive priorizando a liberação de recursos para essas regiões.

e. Parcerias na destinação ordenada do lixo:
Os prefeitos continuam com sua autonomia, apenas buscam ajuda que precisam através das ações em parceria com outros municípios ou oferecem ajuda a outrem. Por exemplo, entre municípios que tem dificuldades quanto à estrutura adequada para a destinação de seus resíduos sólidos pode-se chegar a um acordo quanto ao tratamento e destino final único, comum e buscar a organização de um sistema mais eficiente de coleta e tratamento. Isso com certeza irão reduzir custos, além de minimizar as agressões ao meio ambiente. 

f. Segurança pública:
Poderá receber verba federal do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania). O atual programa do Governo visa liberar milhões de reais para atender as demandas sociais das Regiões Metropolitanas do Brasil.

g. Porto seco:
Poderá facilitar e angariar recursos para a construção de um porto seco, onde toda a região do agreste meridional será beneficiada na exportação da produção local através da rede rodoviária e, quem sabe, ferroviária.

h. Novo aeroporto:
Vai apressar e resolver a questão do aeroporto de Garanhuns, com a construção de um novo com qualificação metropolitana e influência regional.

i. Setores prioritários:
Expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários como indústria, segurança e moradia, educação e saúde. Muitas cidades pequenas não podem participar dos programas de habitação popular do Governo, invertendo a atual situação caso faça parte da REMAM. 

j. Turismo sustentável:
Ao invés de uma cidade turística priorizar, sozinha, a divulgação de seus locais naturais, culturais e históricos, trabalha-se na promoção de uma riqueza turística regional, a exemplo da Baixada Santista em São Paulo.

k. Fórum Metropolitano:
O FUMPAM – Fórum Metropolitano Permanente do Agreste Meridional poderá  ser implementado na cidade e deverá funcionar como um espaço de discussão em atuação complementar aos espaços institucionais. A ideia é promover uma rede de comunicação intermunicipal que terá por finalidade: criar uma consciência e um pensamento metropolitano e, ainda, agregar interesses comuns e disponibilizar experiências vividas pelos municípios da REMAM.

l. Meio ambiente.
A preservação dos rios, lagoas, nascentes e matas nativas serão mais valorizadas através de ações ordenadas por uma Região Metropolitana. Com a transformação de Garanhuns e municípios vizinhos em REMAM (REGIÃO METROPOLITANA DO AGRESTE MERIDIONAL), mais de 640 mil de pessoas serão beneficiadas, mais ainda, em diversos aspectos, entre outros...


"É Carlos Alberto e Gilmar Aleixo,
Unidos, por uma Bom Conselho Melhor "

TRABALHO DE VERDADE ! 

Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa do vereador Carlos Alberto. Esse modo de pensar regionalmente é uma das coisas que mais precisamos neste nosso agreste. A forma individualista de fazer política na nossa região é uma das maiores causas do nosso subdesenvolvimento. Parabéns, vereador. Parabéns, colega blogueiro Gustavo Pereira, pela matéria. Contem comigo!!

    ResponderExcluir